Pesquise no blog:

google +1

Qual o seu critério para escolher uma loja OnLine ?

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Seleção: serviços para baixar livros eletrônicos gratuitos

Conheça alguns dos serviços mais legais da web para baixar e-books gratuitos e aumentar ainda mais sua cultura!

Você lê livros eletrônicos?

A leitura é a melhor forma de adquirirmos informação, conhecimento e cultura. Uma pessoa que lê com frequência consegue se expressar melhor, aprimora seu raciocínio e aumenta seu vocabulário.

As grandes empresas de tecnologia têm investido em ferramentas para a leitura de livros eletrônicos. Os e-books, como também são conhecidos, podem ser lidos em leitores digitais (ou e-readers), smartphones e, mais recentemente, em tablets.

Apesar do esforço de algumas grandes empresas mundiais – como Apple, Sony e Amazon – para popularizar seus produtos e, por tabela, os documentos virtuais, este formato de livros ainda encontra usuários que o desdenham. Para saber se o livro em papel ou em meio eletrônico é melhor, o Baixaki preparou há algum tempo um artigo intitulado “Livro digital ou de papel?”. Dê uma olhada nele e confira o que nossos redatores têm a dizer sobre o embate.

Deixando de lado a disputa entre qual meio de veiculação de conteúdo é mais eficiente, é fato que a disponibilização e a difusão de livros eletrônicos têm aumentado. A tendência é que a chegada de novas gerações, as quais interagem com tecnologias cada vez mais cedo, faça a assimilação de e-books crescer.

Onde encontrar?

Para deixá-lo antenado com o mundo da leitura virtual, o Baixaki elaborou uma seleção dos serviços mais confiáveis para o download de e-books gratuitos. ATENÇÃO! Fique atento com os direitos autorais das obras baixadas. Verifique se o livro possui domínio público ou liberação do autor para divulgação. Não esqueça: pirataria é crime!

Portal Domínio Público

O Portal Domínio Público é um serviço mantido pelo Ministério da Educação. O portal foi lançado em 2004 com um acervo de 500 obras. O intuito do site é compartilhar o conhecimento por meio da disponibilização de uma biblioteca virtual para toda e qualquer pessoa com acesso à internet.

Usufrua desta biblioteca virtual mantida pelo Governo.

O mecanismo de difusão de conteúdo eletrônico criado pelo Governo tem se tornado referência entre professores e pesquisadores da rede pública de ensino. O serviço oferece, em sua grande maioria, obras de domínio público. O que isso significa? Que você pode baixar os mais de 174 mil títulos sem medo! Aproveite as majestosas e clássicas obras da literatura brasileira sem pagar nada.

Wikisource

A Wikimedia é um projeto que mantém uma série de serviços e portais colaborativos e sem fins lucrativos na web – o mais famoso deles é a Wikipédia. Embora muitos usuários conheçam apenas o site que contempla a definição de uma infinidade de termos, outra ferramenta para coletar informações é o Wikisource. Este serviço consiste em uma biblioteca livre.

A Wikipédia dos e-books gratuitos.

Assim como o Portal Domínio Público, este site fornece apenas obras originais que podem ser disseminadas gratuitamente sob o respaldo da lei. Todo o acervo virtual é composto por livros de domínio público ou que estejam amparados pela licença GFDL. Segundo dados publicados pelo Wikisource, atualmente a versão em português do serviço conta com 84.857 textos em sua base de dados.

Simplíssimo

Procurando o legado de Machado de Assis? No Simplíssimo você encontra 14 obras deste grandioso autor nacional, além de livros escritos por José de Alencar, Humberto de Campos e Bernardo Guimarães, por exemplo.

Diferentemente dos portais citados anteriormente, este serviço oferece um acervo enorme para compra. O repositório de domínio público armazenado no Simplíssimo ainda é pequeno, mas o site tem um grande potencial de crescimento.

O portal que oferece arquivos em EPUB.

Todos os arquivos disponíveis neste site são no formato EPUB – extensão para e-books padronizada pela IDPF (International Digital Publishing Forum). Para conhecer melhor este tipo de documento acesse o artigo “O que é o formato EPUB?”.

eBookCult

O eBookCult é mais um repositório de livros eletrônicos que pretende cooperar com a disseminação de conhecimento. A variedade de temas do acervo impressiona. São mais de 30 segmentos para você escolher e explorar à vontade. As obras que possuem direitos autorais reservados têm apenas o primeiro capítulo disponibilizado para download.

Um acervo gratuito para você aproveitar.

Este serviço é mais um canal para você conhecer melhor a literatura e cultura brasileira. Os arquivos armazenados no eBookCult estão em PDF, formato suportado por todos os sistemas operacionais. O site oferece também algumas alternativas de softwares para a leitura virtual, como o MS Reader, MobiPocket Reader, eRocket e eBook Viewer.

weRead

Até agora vimos uma série de serviços que permitem o download dos e-books. O weRead tem uma forma diferente de disponibilizar os livros: você lê o conteúdo das obras diretamente do navegador. Com isso, o usuário não precisa se preocupar em baixar programas que facilitem a leitura ou o arquivo de texto.

Leia obras completas no navegador!

Basta clicar na imagem ou no link do título desejado e esperá-lo carregar. Na nova página aberta existe um menu de comandos bem simples e intuitivo. Você pode interagir com outros usuários para trocar ideias e sugestões de obras. O serviço está em inglês, portanto, conhecer um pouco deste idioma ajuda bastante!

Blog E-books Grátis

Mais diversificado, o E-books Grátis é um blog que contempla os mais variados assuntos. O site disponibiliza links para download de documentários, tutoriais, quadrinhos alternativos, entre muitos outros gêneros de conteúdo.

O blog do livro eletrônico.

O destaque fica para a seção “Livros (E-books Grátis)”, onde você encontra mais de 900 títulos com as devidas referências: se a obra foi cedida pelo autor ou possui distribuição livre, por exemplo.

Cultura Brasileira

Apesar de ter uma interface menos atraente que os serviços explicitados anteriormente, o site Cultura Brasileira é um rico acervo de livros clássicos, resenhas e bibliografias. Neste serviço você encontra de tudo um pouco – de Karl Marx, passando por Maquiavel e chegando até Jorge amado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradutor