Pesquise no blog:

google +1

Qual o seu critério para escolher uma loja OnLine ?

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

mpressora de cheiros é desenvolvida no Japão

Aparelho deve ser útil para diagnosticar problemas olfativos ou então reproduzir cheiros de objetos exibidos em vídeos.

Impressora de cheiros: uma invenção bastante curiosa. Foto: Reprodução

Pesquisadores da Universidade Keyo, Japão, trabalham no desenvolvimento do Fragrance Jet II, um aparelho capaz de reproduzir cheiros. Isso mesmo, uma espécie de “impressora de fragrâncias”, capaz de criar odores por meio de mecanismos eletrônicos.

Segundo Kenichi Okada, professor do Departamento de Informação, Computação e Ciência da universidade, o equipamento teria função de pesquisa, pois é capaz de constatar a diminuição da sensibilidade do olfato, fato que ocorre com o passar dos anos. Outra função do aparelho seria a de diagnosticar problemas de saúde mais graves, que têm como efeito a deficiência olfativa.

O dispositivo funciona como uma impressora, emitindo “jatos de tinta” de algum cheiro. A quantidade emitida pode ser controlada e, segundo Okada, o sistema é capaz de emitir fragrâncias a um longo e dinâmico alcance.

Além da parte “medicinal” do Fragrance Jet II, ele também pode ser um recurso para entretenimento. Ainda de acordo com o professor japonês, poderia se obter o perfume de um objeto ao mesmo tempo em que se assiste a ele em um filme. O exemplo que ele dá é de um copo de café que emite cheiro de café.

O aparelho poderia ainda emitir fragrâncias que combinariam com o clima da música de fundo, sendo ansioso, alegre ou triste. O Fragrance Jet é apenas um protótipo e deve demorar a surgir no mercado, mas não há como negar que é uma invenção no mínimo curiosa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradutor